Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ultimamente tenho andado com a vista cansada. Deve ser das lunetas...
Provavelmente da próxima vez que escrever uma pequena nota neste blog estaremos todos felizes e contentes no mês de Março. O Banco Central Europeu (BCE) havia anunciado, e vai cumprir: irá dar início ao seu programa de quantitative easing no mês que está a chegar. Os mercados financeiros e accionistas irão bombar como um drogado que acaba de receber uma injecção no veio central da sua existência. A compra de títulos de tesouro por parte do BCE é um doce para os especuladores, mas não gera efeitos imediatos na economia real. Vimos como foi nos EUA, mas a Europa será um caso à parte. Na América puseram o dedo na ferida, por exemplo com a intervenção no âmbito dos Mortgage-Backed Securities (MBS). Contudo, na Zona Euro poderemos esperar por um efeito que não carece de uma explicação complexa. A injecção de liquidez, por via directa ou indirecta nas economias, afecta o valor das divisas subjacentes. Neste caso, poderemos contar com uma ainda maior desvalorização do Euro. Por um lado, essa condição cambial ajuda as exportações da Zona Euro, e, por outro lado, uma vez que a deflação parece reinar na Europa, existe margem para aumentar os níveis de oferta de liquidez. A inflação até é desejável, e por mais do que um motivo, mas sublinhemos o facto das dívidas dos Estados serem mais facilmente mitigadas se a divisa em que as mesmas se expressam menos valerem. Aquilo que vai ser iniciado em Março pelo BCE não irá clarificar a complexidade da situação económica em que se encontra a Europa. Sempre que a economia real não funciona, os bancos centrais escrevem ficção de recuperação - imprimem dinheiro e são uns mãos largas. As bolsas europeias decerto que irão bombar, e os hedge funds e especuladores farão as suas apostas certeiras, mas o cidadão comum será excluído dessa festa. A Grécia deixar-se-á envolver nesse turbilhão de ilusões e aproveitará o mesmo para extrair dividendos. Varoufakis e os demais pseudo anti-capitalistas dirão que é um claro sinal de recuperação. Mas os mais avisados sabem que isso não é verdade. Aqui deixo o meu aviso. E eu nem sequer sou um especialista na matéria.
Melhor Filme - "A grande crise Grega"
Melhor Filme Estrangeiro - "Varoufakis, the man from Down Under"
Melhor Argumento Original - "Os Reféns da Dívida"
Melhor Actor Principal - "Yanis Varoufakis"
Melhor Actor Secundário - "Wolfgang Schäuble"
Melhor Actriz Principal - "Christine Lagarde"
Melhor Actriz Secundária - "Maria Luís Albuquerque"
Melhores Efeitos Especiais - "Alexis Tsipras"
Melhor Banda Sonora - "Syriza"
Melhor Guarda-Roupa - "Yanis Varoufakis"
Melhor Curta-Metragem - "Somos do PS"
Melhor Filme de Comédia - "As garotas do BE"
Melhor Filme de Animação - "O Cachecol Mágico"
Miguel Sousa Tavares afirma que até as sondagens dariam a vitória ao Pato Donald. Acho que seria preferível o Tio Patinhas? Ele tem a reputação de ser um gestor brilhante, que conta cada cêntimo...
Este era o equipamento que a organização da conferência dedicada à Reforma do Estado quis fornecer aos jornalistas, mas segundo consta, o material encomendado encontra-se esgotado na China.
Zorrinho afirma que privatização da ANA foi feita de forma obscura.
Talvez possa explicar como um verdadeiro especialista o que isso significa.
Não se sabe, se Nassim Nicholas Taleb é uma mente brilhante, ou tem uma. O autor do livro - the Black Swan (Penguin, 2007) é um destacado académico. Um professor da disciplina de incerteza. Uma condição transversal ao homem seja qual fôr a sua arte ou ciência. Nessa obra que partilha o seu título com um filme que nada tem a ver com o assunto, Taleb descreve um "território" onde ocorrências não previstas se desenrolam de um modo intenso, expressivo. Um pouco à laia da normalidade afectada pelo imprevisto de um Shit happens. Trata-se de "comportamentos", que por não terem sido inscritos de todo num calendário de possibilidades, acabam por ter efeitos ainda mais intensos quando "decidem" irromper em distintos quadros de relativa acalmia. É um reino de ocorrências a que Taleb deu o nome de Extremistão, localizado para além de várias curvas e contra-curvas. Por exemplo, a curva de Gauss ou a curva de Bell. Isto a propósito da política e o estabelecimento de cenários e previsões. Este governo (o de Passos e companhia) atira para o ar certezas que estão longe disso. Estes senhores, que não roçam os pés de Taleb, põe-se por aí a especular, a mandar postas a torto e a direito como se as consequências fossem as perdas de um mero jogo de tabuleiro, uma versão adulterada do monopólio. Mas não. Estão em jogo vidas e mortes humanas, indivíduos utilizados como joguetes numa paródia de tentativas e erros. Mais erros que certezas. Há tantas variáveis que podem desequilibrar ainda mais o estado da nação. Querem alguns exemplos de externalidades? O Chipre, dividido pela Grécia e a Turquia, esquecido pela elite Europeia, está mais perto de deflagrar em bancarrota económica e financeira do que se julga, enquanto as baterias estão viradas a um outro sol, a um sul distinto, Grego, Italiano e Espanhol. O Médio Oriente, aparentemente estabilizado, mas que efectivamente é um barril de pólvora com rastilhos na Síria, no Egipto, entre outros actores regionais. A Coreia do Norte que tem vindo a produzir encenações que podem muito bem ser ensaios para outras estreias. Poderia continuar e oferecer ainda mais exemplos, mas penso que é mais que suficiente para demonstrar a fragilidade das convicções dos governantes que julgam que têm as rédeas do poder, que julgam que fazem a realidade. A palavra chave da última frase é precisamente a mais ténue desse encadeado - fragilidade -, e novamente Taleb volta à baila com mais um conjunto de reflexões sobre os processos de decisão do homem. O seu novo livro - Antifragile: things that gain from disorder baralha os pressupostos que nos guiam. Taleb descreve como os erros de dimensão assinalável acabam por ter um efeito compensador pela forma como se busca um modelo para evitar novos descalabros de proporções inaceitáveis. Os pequenos erros, por passarem despercebidos, não servem para despoletar revisões profundas dos paradigmas subjacentes. É necessário que grandes desastres ocorram para que se procure a substituição total do sistema em vigor. No limite, Taleb afirma que o massácre de Newtown nos EUA irá salvar vidas futuras por exigir uma correcção irredutível, ou tendencialmente radical. Mas regressemos a Portugal e tentemos relacionar esta linha de raciocínio com o que se está a passar com as decisões executivas do governo. Se o país prosseguir o caminho da Austeridade irá provocar um evento extremo, a ruína irrecuperável que em última instância obrigará à procura de um modelo de substituição completo. Ou seja, este governo e o próprio conceito de governação encontram-se na via de auto-destruição, arrastando consigo o corpo que deixou de os sustentar. O erro crasso do governo é algo de dimensão assinalável. É algo muito maior que fazer despenhar todos os aviões da TAP em simultâneo, algo maior que a venda de todos os estaleiros a preço de saldo. O que está em causa é uma opção nuclear que ataca o âmago de uma nação, que corroi a esperança e torna ainda mais frágil a nossa condição. Frágil.
O Ministério da Justiça está a desenvolver uma pulseira electrónica preventiva. Uma vez que certas profissões registam uma maior incidência de ilícitos, o Gabinete Técnico para a Prevenção da Criminalidade desenvolveu um novo equipamento que serve para dissuadir os delinquentes de levarem por diante os seus intentos. Numa primeira fase serão atribuídas pulseiras electrónicas preventivas à totalidade de deputados, ministros e ex-ministros do governo, estando prevista para os titulares de cargos máximos - como o Presidente da República e o Primeiro Ministro -, uma versão beta de colar electrónico que integra uma webcam e um microfone que não podem ser desligados.
1. Certifique-se que as botas estão secas.
2. Com uma brussa remova a sujidade geral (terra ou pó) com um movimento uniforme e num sentido apenas.
3. Humedeça uma esponja e passe pelas botas incluindo as solas.
4. Humedeça uma segunda esponja e aplique sabão Inglês directamente sobre o couro.
5. Com uma acção vigorosa cubra a totalidade da superficie das botas com a referida esponja até levantar espuma.
6. Remova o excedente com um pano.
7. Aguarde 30 minutos para que as botas sequem um pouco.
8. Aplique o condicionador de couro para que o couro mantenha a sua elasticidade.
9. Aguarde 30 minutos para que o condicionador seja absorvido.
10. Humedeça uma bola de algodão e recolha um pouco de graxa da lata e aplique nas botas.
11. Aguarde 30 minutos para que a película de graxa seque.
12. Enfie um braço no cano da bota e com a outra use uma escova fina para levantar brilho.
13. Quando o brilho estiver uniforme, calce "na mão" uma meia de vidro ou de cetim e passe sobre a totalidade da superfice das botas.
14. As botas estarão efectivamente engraxadas quando espelharem a sua cara "grosso modo".
Provavelmente a notícia publicada pelo jornal Público sobre a morte da enfermeira que deu informações sobre a duquesa de Cambridge não é das mais importantes do mundo. Por essa razão o artigo recebido na redacção do diário Português, directamente da agência Reuters, foi quase de certeza entregue a um estagiário. A ordem dada pela chefe deve ter sido qualquer coisa como isto: "pega lá nesta peça e traduz isto para Português". E assim foi. Acontece que o jornalista ou a jornalista responsável pela versão doméstica nem sequer soube ligar os pontos do artigo e torná-lo um "pouco mais relevante" para a matriz histórica e cultural de Portugal. Escreve (traduz) o jornalista que "as autoridades do hospital, citadas pela BBC, consideraram Jacintha Saldanha - de ascendência indiana, mãe de dois filhos" (...). De ascendência Indiana? É óbvio que o apelido Saldanha é de origem Portuguesa. Talvez o jornalista responsável pela peça nunca tenha ouvido falar no Império Ultramarino Português e os filhos deixados no sub-continente Indiano. Pode ser que assim não seja, mas a enfermeira de nome Jacinta Saldanha parece ter relação com um ou outro Saldanha. Em suma, em jeito de leitor irritado pela falta de brio do alegado jornalista, qualquer que seja a matéria a noticiar, existe sempre a possibilidade de acrescentar mais uma dimensão aos factos apresentados. O "profissional" que "não assina" a versão Portuguesa revela falta de brio ou ignorância em relação à própria história do seu país.
Só tenho uma coisa a dizer: Berlusconi, não voltes. Sílvio, não lhes dês ideias. Quando todos julgavam que o bunga-boss estava arrumado, eis que nos supreende com a "ameaça" de que será mais uma vez candidato ao governo de Itália. E isto é mau por diversas razões. É péssimo para a Itália e para as italianas, mas também pelo mau exemplo que constitui. Essa grande falta de vergonha política servirá que nem uma luva a outros regressos triunfais. Ao retorno de governantes dados como defuntos, idos. No entanto, convém sublinhar que a condição política não conhece a morte completa e irreversível. Quando em Portugal se esgotarem os Passos e Portas, os Seguros e Almeidas destas andanças, quem irá espreitar por detrás da cortina da memória curta dos Portugueses? Acertaram em cheio. Esse mesmo, sem tirar nem pôr. Sócrates não fica por aqui. Sócrates não vai ficar por lá. O homem há-de escolher o momento adequado, algures entre um croissant e uma posta de bacalhau. Estejam de sobreaviso e depois não digam que eu não avisei.
A propósito do Fiscal Cliff, e das dificuldades de entendimento entre Republicanos e Democratas, este tema parece ser adequado.
Like. Aquele gajo do PS é mesmo fraquito. Experimente o famoso Leite de Colónia. Parece-me bem: a caridade não pode ser exclusivo da outra senhora. E faz hoje 42 anos que George Harrison publicou o seu primeiro disco a solo (o triplo LP "All Things Must Pass"). Lançamento do livro na próxima sexta-feira, dia 30 de Novembro próximo, às 17 horas, no auditório 3 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no encerramento do colóquio. Unfriend. Like. Seguro não se compromete. Prefere comprometer-nos a todos. Mais de duas horas e meia da minha vida em volta de um balcão da EMEL com idas, vindas e voltas. Faltava, da primeira, o documento da viatura, não acreditavam que o próprio era residente no município e invocavam uma norma inscrita num boletim municipal.|fotografia para ficar em silêncio .. e quase a sair de lisboa .. até breve|. Emigração portuguesa em Paris (Imagem 1956)."Yes, I'm a Woman, I can go from normal to bitch in 0.5 seconds". Depois de 3 dias de avaria no servidor internacional de internet a Angola, eis que estou neste momento ligado ao mundo outra vez ;). 'O amor, quando a tarde ainda não começou a cair, confunde-se com o canto das aves que só ali estão porque é campo, e não faltavam árvores para os ninhos dessa primavera.' O sentido do trágico aumenta e diminui com a sensualidade -Friedrich Nietzsche. A partir de 2013, uma das refeições da maioria das famílias portuguesas será substituída pela projecção de um instagram, na parede da sala de jantar.rsrsrsrs. Coloquei algo no meu mural mais ou menos semelhante. Essa Copa do Mundo do Brasil .... Acho que vai ser uma Fulecagem! Mto ruim esse nome. La versión en internet del órgano oficial de comunicación del régimen norcoreano, el Diario del Pueblo, se ha hecho eco de una supuesta información publicada por la revista satírica «The Onion» en la que se calificaba al dictador Kim Jong-un como el «hombre vivo más sexy». Mas tem que trazer o pato e as laranjas que aqui só há galinha e arroz! Portugal ainda é dos pequeninos, mas acredite que depois de estar longe a vontade de ser pequenino de novo é enorme. Pois, pois. Se calhar a mulher do juiz é da paróquia do padre.like. lol. O tal hugo mãe, em minúsculo como lhe compete, ganhou um prémio "literário". Se Jorge de Sena fosse vivo decerto não deixaria escapar esta "revelação" de um outro portugalório que nem por ser "modernaço" deixa de ser provinciano. E terminou na Sexta-feira passada, a nossa exposição na Casa Municipal de Estarreja. Queremos agradecer a todos os que contribuiram para que isto fosse possível e avisar que todas as peças estão de volta a nossa loja!
Na última viagem que realizei fiquei retido na fronteira Franco-Mexicana. Não tinha os documentos exigidos para transpôr a fronteira e deixei-me ficar. Instalei-me na pensão mais próxima e aguardei o desfecho do processo burocrático. Faltava um visto de turista no meu passaporte caduco. Ao jantar aproveitei para provar as iguarias da região. Mandei vir meia-dose de Soufflé de Pozole, mas antes o garçon de mesa tentou-me com um aperitivo - um Kir Real. Quando chegou a conta, paguei com erros. Agradeci com um semblante indigesto e expliquei de onde vinha. Falei das semelhanças, dos costumes e das particularidades de viver numa zona raiana. É engraçado como o mundo é tão pequeno e como as gentes são tão parecidas. A fronteira Luso-Germânica é famosa pelos seus enchidos e por corridas de touro benzidas a cerveja pelos santos padroeiros. Todos os anos sem falta, claro está - a Festa de Outubro.
Segue o link para o conto "Amolador" que integra o livro "A Reforma do Palhaço e sete contos" (Edições Cosmos, 2011).
Se Darwin fosse chamado a pronunciar-se sobre a evolução da "espécie humana protestante" colocaria a seguinte questão: o que se segue? O que vem a seguir? Na escala da expressão do desagrado, passamos do festival "peace and love" do 15 de Março a um "bater de pé" mais audível a 15 de Setembro, e eis que nos encontramos no "a ferro, fogo e pedra" do 14 de Novembro. Nos meandros académicos muito tem sido pensado e escrito sobre a violência, a ameaça de uso de força e o uso de força. São conceitos operativos distintos que não devem ser emaranhados num novelo, numa novela de culpados e inocentes. Os gansos e patos têm servido de cobaia para investigar o fenómeno estrutural subjacente ao uso de força e manutenção da coesão social. Konrad Lorenz pode ser consultado para ulteriores desenvolvimentos sobre a matéria. Fica a sugestão. Não é minha intenção aprofundar a teoria que sustenta a prática comportamental dos animais...perdão homens. Outros autores e jogos de resultados podem ser estudados para tentar realizar o irrealizável. Interpretar o fenómeno político e social através de uma óptica de custo e benefício, cacetada e submissão - quase sempre dá asneirada. Thomas C. Schelling é outro investigador clássico que ajudará à clarificação dos termos e conceitos que muitos trazem à baila de um modo indiferenciado. Os lançadores de calçada foram violentos ou fizeram o uso da força? E as forças policiais terão explorado ao limite a "ameaça do uso de força", antes de empregarem os meios que foram observados? Mas regressemos ao que pretendo enunciar com esta dissertação. Na escala de meios e resultados obtidos, pergunto qual será o passo seguinte? Será que existe uma expressão mais intensa de protesto do que aquela presenciada em frente ao Parlamento? E é aqui que reside uma parte da problemática. De que forma se protege um cidadão de um seu concidadão? Os "chefes de claque" que embandeiraram em arco as pedras da calçada puseram em causa o colectivo - um consenso quase alargado à totalidade dos manifestantes, um código protestante que postula a voz como arma principal para transmitir a sua indignação, a indignidade a que foram remetidos por decisões políticas. Do outro lado da barricada será legítimo perguntar de que modo as forças de segurança e defesa do Estado podem administrar o uso de força de um modo justo e proporcional. Será possível a medição da bastonada? Seria possível implementar uma escala de impacto, através da qual um sujeito tem direito a 23% da bastonada e outro indivíduo a 77%? O conflito social que está a devassar o país obriga a que se especule sobre os meios à disposição. Para já, e face ao sucedido, ainda nos encontramos no território da semi-racionalidade, das verdades repartidas. Não vi manifestantes a arremessar cocktails Molotov, nem vi a polícia a usar canhões de água ou bombas de gás lacrimogéneo, e esse facto deve ser preservado para um quid pro quo aceitável. Uma marca de distinção no modo de fazer as revoluções.
A entrada de Vale e Azevedo em Portugal, e a partida de Isaltino Morais para o Gabão, tem a ver com a necessidade de manter um certo equilíbrio na balança de pagamentos.
Abriu a época de caça em Portugal. Um festim para canibais, o fogo cruzado entre parentes de um mesmo destino. Insultos que nada subtraem, louvores que pouco acrescentam. O cheiro de palavras anda no ar. Sinais de um fumo exausto, que não sai de cena, da ante-câmara. Enquanto uns são criticados por enunciar, outros são escorraçados por nos fazer rir. Uns são censurados por não marchar e outros por prometerem silêncio - a constrição que acompanha o juramento de uma bandeira rasgada. Quero ver Portugal erguer-se em torno da acção. Mostrar a sua valia, ignorando o ruído que acompanha a encenação. Estou triste por ver Portugal neste estado. Estou angustiado por ver Portugal neste Estado. Para não destruirmos o pouco que resta, faço votos de apenas considerar o excepcional, a obra feita e a que falta realizar. As sobras convertidas em salvo conduto. A passagem para uma margem superior, positiva. Não nos deixemos engolir por esse vórtice, o abismo que nos faz desconfiar de tudo e todos. Que não cheguemos à oração, prostrados - o inimigo não merece essa consideração.
Sou um voyeur de insignificâncias. Mas tudo somado pode ser que seja uma pechincha. Consumo pequenas observações e vejo repetidamente o mesmo filme. Durante anos a fio ninguém contou os trocos dos cafézinhos. A bica para acordar mesmo antes de pegar o serviço, o cafezinho a meio da manhã num intervalo inventado entre duas partes laborais inexistentes, o café antes do almoço e já agora que estou na rua (epá o relógio já marca uma hora!), vou mas é encher o bucho e venha de lá mais um café... com a conta por favor. Pois. Há qualquer coisa que não bate certo. Com o caneco - é loiça a mais. Ora façamos contas por baixo, para não dizerem que exagero, que sou bom economista. São 3 cafés diários. De acordo? 3 vezes €0.50 (cinquenta cêntimos...estou novamente a nivelar por baixo) o que perfaz uma diária de €1,50 (um euro e meio). Um ano de cafeína 365 vezes €1,50 = €547.5 (quinhentos e quarenta e sete euros e cinquenta cêntimos). Agora juntem um maço de tabaco por semana. (um maço de tabaco por semana? esse gajo está doido...fumo muito menos!). Vou fixar o preço do maço de Mauboro nos €3,50 (três euros e cinquenta cêntimos). Ora quantas semanas são? 52? É isso. 52 vezes €3,50 = €182 (cento e oitenta e dois euros). Ok. Já estamos a falar de dinheiro. De graveto de verdade. Tudo somado dá uma renda e meia, um salário. Face a esta constatação restará encontrar um regime alternativo. A cafeteira de escritório comparticipada (ou não) pelo trabalhador em regime de parceria privada-privada. Mas ainda não falei de outro tabu. Porque razão os Portugueses ainda têm vergonha do saco da merenda trazido de casa? Porque razão não vemos a sande caseira retirada da mala onde também está o Ipad? Nos outros países os executivos sentam-se no passeio, na entrada da sede e mordiscam a bifana sem pudor. Por vezes a gravata fica com nódoas que nunca mais saiem. Que chatice. Mas esse é o preço a pagar.
Gostaria de saber se existe uma dimensão da sociedade Portuguesa totalmente virgem e impoluta, com as mãos limpas, que não praticou o jogo das amizades e favores, das trocas e baldrocas. Começo a ficar farto dos intelectuais e artistas (opinion makers, comentadores, jornalistas, editores, académicos e escritores, entre outros) que batem que se farta nos "outros" (como se existissem os outros!), mas que esquecem que fazem parte do sistema, que nasceram a partir dessa matriz de poder, e que são parte do problema - farinha do mesmíssimo saco. Se é para desconfiar de tudo e limpar a casa, então que nenhuma divisão fique esquecida. O conceito de "intocável" não pode servir os intelectuais. Eles não pensam...eles não pensam por nós. Diria que com o andar da carruagem e com tantos fantasmas a sair dos armários, estão com medo, apavorados. Aposto que em breve os podres serão descobertos, destapados com a mesma vulgaridade com que se deseja "sanitizar" os meandros da economia e das finanças. A revolução tem de ser justa e abrangente, repartida irmãmente pela rapaziada. Para que se possa recomeçar sem vestígios da patologia. Da doença que não escolhe as vítimas.
JESUS CONTINUES
Tradução directa de "Jesus vai continuar"; autocolante apropriado para pára-choques de viatura no seguimento das eleições para a presidência de um clube de futebol.
Link do capítulo integral do livro - Portugal Traduzido - edições Cosmos 2008.
Já que estamos numa de euros, gostaria de explorar os meandros de um caso enigmático. Um estranho dossier, um mistério complexo e sem aparente solução. Refiro-me à moeda. Não à moeda no sentido clássico; mas a moeda em si. A chapa ganha, a chapa gasta, o pequeno dinheiro que tilinta no bolso quando encontra companhia. Gostaria de saber porque razão o cidadão Português tem uma estranha relação com as moedas? Ou não as tem, ou não as deseja dar de mão beijada. Basta tentar pagar uma bica no café da manhã com uma nota de dez euros e o empregado dispara logo: não arranja uns trocos para facilitar? (facilitar o quê?) O mesmo acontece com o taxista que roda a chave para a primeira corrida do dia e não se equipa com munição adequada, e chegando ao destino nem sequer profere um vocábulo de jeito. Dá um grunhido porque o cliente estendeu a nota. É certo que não existe um dispensador em cada esquina, um multibanco-moeda, mas isso não serve de desculpa. Os comerciantes que preparem o dia seguinte de um modo adequado. Assaltem o mealheiro ou a caixinha de esmolas como se de um banco privado se tratasse. Um BPN dos pequeninos. E depois, ainda há um outro aspecto perverso. Paga-se a sande (gosto da palavra sande...parece que foi mordiscada no fim!) com uma nota de vinte e a outra empregada é mesmo mesquinha. Tem um prazer torcido em despejar uma quantidade invejável de moedas sobre o balcão de vidro e remata: desculpe, vai ter de ser tudo em moedas (pelo menos uma dezena de 10 cêntimos e muitas das outras!) Porém, ainda há outras dimensões que merecem ser interpretadas. O desapego nacional em relação à moedinha pode ter a ver com esse defeito nacional de querer ganhar tudo de uma vez. Será uma espécie de síndrome de Tio Patinhas ao contrário? Não entendo. Talvez pergunte ao próximo arrumador de carros que encontrar. Dos antigos. Porque alguns dos mais novos só aceitam notas.
Economia de Excelência (capítulo integral do livro - Portugal Traduzido - Edições Cosmos, 2008)
Ao abrir o capítulo, não posso deixar de pensar na expressão ‘milagre económico’ e questionar seriamente se tal será possível, ou se estaremos a blasfemar. A meu ver, a economia corresponde aos antípodas de um milagre. Ou seja, um milagre acontecerá por intervenção ou inspiração divinas, de forma gratuita e será dificilmente fundamentado por racionalidades. Ao invés, a economia encerra em si uma atitude de trabalho e é mensurável em termos objectivos e racionais. O que poderá aproximar a economia a um milagre prender-se-á com a ideia de inspiração. Por um lado, a fé obriga a uma procura interior de forças para a concretização de objectivos existenciais, enquanto a economia exige a contínua procura de soluções criativas para incrementar a produtividade e ganhar mercados. Em ambos os casos estaremos na presença de um ideal, enquanto propósito a atingir. Sem o contributo da força de uma imagem projectada, nenhum empreendimento poderá nascer. E essas imagens nascem no âmago do humano.
A economia, numa fase embrionária, assume-se com a tomada de consciência das diferentes e específicas necessidades humanas. Corresponderá ao reconhecimento de uma lacuna existencial, física ou não. A ideia de riqueza apenas surge na sequência ulterior do desenvolvimento da ideia criativa. Se somos bem sucedidos no preenchimento de uma necessidade humana, contribuímos então para o progresso de uma sociedade, e com a ocorrência de tal facto, a compensação financeira acontece enquanto retribuição pela qualidade oferecida. Somos desde já confrontados com o aspecto fulcral da ideia de economia. Trata-se da noção de que um processo genuinamente criativo tem de ocorrer no núcleo de uma sociedade, para que esta se converta numa sociedade produtiva, económica e geradora de riqueza. Um processo criativo será um processo excêntrico, pela integração de elementos exógenos à constituição genética e indígena de um dado problema, porque nem sempre a solução nasce no núcleo do problema ou desafio.
Poderemos considerar o processo criativo enquanto uma busca contínua de soluções. Tratar-se-á de um processo de outsourcing mental, através do qual o indivíduo procura ampliar o leque de possibilidades para uma dada dimensão ou desafio. Em resultado desta atitude assumidamente intelectual nenhum processo será finito e nenhum modelo económico poderá ser adoptado de forma integral e absoluta. A tarefa consistirá em inventar novas necessidades humanas que assumem sempre uma dimensão económica, mas não necessariamente a dimensão material ou física. Ao assumirmos a economia enquanto realidade cognitiva, para não utilizar a expressão virtual, teremos a oportunidade de gerar riqueza sem criar resíduos industriais ou infra-estruturas pesadas. A economia em Portugal ainda está algo obcecada com a ideia de infra-estrutura, seja grande ou pequena. Reconhecemos uma certa patologia da visibilidade da obra, através da qual se purga a abstracção da máquina produtiva. Ou seja a invisibilidade da ideia inovadora ‘invisível’ é compensada com a grande obra sólida.
A excessiva estratificação social em Portugal também minou o posicionamento profissional, pela forma como se faz a discriminação entre as diferentes funções da cadeia produtiva. Como se uns contribuíssem mais para a economia do que outros, de uma forma linear e não ponderada.
Teremos também de criticar a fantasia académica que assola Portugal, reino onde todos são doutores e têm ligações privilegiadas a decisores ou estruturas de poder. A ênfase é colocada na dimensão humana da economia, mas de forma negativa, traindo o ideal do mérito objectivo, numa sociedade onde supostamente ninguém se deve conhecer à partida. Tratamos aqui de uma sub-estrutura mental que deve preceder a operacionalidade da economia. Enquanto não se perceber que a economia deve ter origem numa ‘sociedade anónima’, corremos o risco de desvirtuar o sonho de geração de riqueza. Neste sentido, deveríamos tentar encontrar os valores humanos que foram suprimidos pela incompetência daqueles que foram já identificados e colocados em posições de privilégio. Paradoxalmente, encontramos as pessoas erradas nos locais certos, confirmando um erro de casting e desresponsabilizando a mediocridade profissional de quem pratica erros objectivos mas que continua a manter as suas posições porque conhece as pessoas certas, mas não as acertadas. Os despedimentos colectivos poderiam ser convertidos em despedimentos selectivos ou contratações específicas. O contributo negativo daqueles que desconsideram os seus semelhantes na estrutura produtiva contribui para minar o fundamento intocável da construção de uma sociedade económica colectiva baseada no mérito.
Torna-se curioso observar que a ‘luta de classes profissionais’ em Portugal ainda não é um assunto totalmente esclarecido. Observamos uma clivagem, entre a suposta aristocracia económica estabelecida e os recém-chegados, que não aceita que representantes da escalada económica e social venham a ocupar a sua posição. Uma dinastia económica ou rede de famílias dominantes não promove eficiência produtiva ou inovação económica se impede a entrada de novos membros ou talento na estrutura produtiva. Assistimos à substituição de valores económicos puros por mecanismos de troca de favores, o que contribui para o desleixo e incompetência na actividade produtiva. A economia não pode sobreviver à custa de famílias com tradição no ramo ou de lugares cativos em posições-chave. A economia vive sobretudo à custa da ruptura e mudança. Embora a história possa conceder lições ou exemplos relevantes, não serve o caminho do progresso e da abertura. ‘Ganhos passados não garantem rendimentos futuros’, nem currículos de supostos gurus do saber económico. A economia vive à custa de loucos e excêntricos que definem o que o consumidor jamais sonhou necessitar. O comportamento tímido e conservador dos empresários resulta da falta de ideias e criatividade. A economia, neste sentido, também representa uma manifestação de cultura e não será possível desenvolver soluções inovadoras se os que pretendem gerar riqueza não demonstram amplitude cultural para realizar a leitura da sociedade em que se inserem.
O processo de cultivo e optimização do saber implica cortes transversais nas relações socioprofissionais. Observamos em Portugal sintomas de mau relacionamento entre as diferentes classes sociais, ou se quisermos entre patrões e operários. O problema da economia em Portugal não é um problema de hardware (infra-estruturas física ou competências), mas sim de software (atitude). A alteração do programa mental que condiciona esse relacionamento corresponde a um processo exigente na medida em que obriga à rejeição de elementos que integram o carácter nacional forjado ao longo de séculos. O orgulho nacional, ou o passado histórico ‘glorioso’ de um país, representam bloqueios à prossecução de objectivos económicos, no quadro de um mundo descaracterizado onde a identidade nacional se vê diluída em nome da produtividade. A excessiva grandeza dos empreendimentos passados não contribui de forma equilibrada para a formação de um quadro mental sustentável.
Como então promover processos que possam facilitar a ousadia, o arregaçar das mangas e a criatividade? O estigma da ‘resposta errada’ representa uma patologia cultural a merecer uma cura definitiva, para que o processo criativo possa acontecer naturalmente. Ou seja, integrar na psicologia colectiva a possibilidade de não se acertar à primeira com a solução adequada, mas extrair desse processo lições válidas. O perfil orgulhoso da nação pode significar também o nefasto afastamento da infantilidade intelectual ou cultural, elemento necessário para erigir uma ideia criativa. As tentativas e erros que ocorrem no processo para encontrar as soluções adequadas, fazem parte do ‘track record’ de qualquer projecto. Elencar ou registar as contribuições negativas (as ideias aparentemente tolas ou absurdas) pode constituir um depósito de soluções para situações futuras. Condenar de uma assentada o indivíduo e a ideia proposta (que não serve de solução), contraria profundamente a ideia de evolução, progresso ou mesmo democracia.
De que forma então poderemos promover a salvação da metodologia construtiva de respostas numa sociedade? A tarefa poderá consistir em separar o objecto (ideia, projecto, conceito, modelo) do sujeito (indivíduo, autor, personalidade), distinguindo os aspectos formais dos materiais e pela exclusão dos elementos emocionais que condicionem a existência autónoma ou independente da solução criativa. Reforço a ideia de que a criatividade representa um fenómeno excêntrico, que mina os alicerces dos paradigmas dominantes e instalados. Poderíamos aceitar enquanto metodologia a identificação dos traços económicos da nação em função do carácter nacional, e adequar deste modo os eventuais modelos de desenvolvimento à personalidade colectiva.
Será Portugal um país vocacionado para a indústria, o turismo, para os serviços ou as tecnologias de informação? Qual o posicionamento possível da economia nacional no quadro global? Que inovações poderá Portugal esperar que representem vectores válidos para o crescimento económico?
Em função desta tipologia de questão, poderemos encontrar respostas para a descrição do perfil psico-económico da nação. E ao traçarmos as características económicas da nação, poderemos descortinar qual a medida da ambição nacional. Contudo e contrariamente, se aceitássemos esta ideia de perfil ou características dominantes estaríamos a limitar as infinitas possibilidades que se oferecem a um país. Um país deve decidir o perfil económico que quiser e álibis de desresponsabilização baseados no carácter nacional devem ser afastados. Uma economia será o que quisermos que ela seja.
Um país, ao projectar-se para além do tangível do momento, assume uma atitude de ambição. Por sua vez a ambição nacional só se ‘eterniza’ e passa de geração para geração se a riqueza criada pela mesma puder ser devolvida à sociedade. A ideia de riqueza em Portugal está associada à ideia de uma elite privilegiada que não entende este processo de reinvestimento noutras texturas socio-económicas, que constituem a garantia para a sua continuidade. Ou seja, as oportunidades geradas têm dificuldade em migrar daqueles que as possuem para aqueles que as desejam. Esta relação pode ter um efeito desagregador e desencoraja a escalada económica que muitos agentes ou indivíduos desejam realizar, porque não sentem o estímulo positivo da entidade bem sucedida e o seu contributo para o ideal anónimo. A noção de self-made man ainda não representa um modelo validamente reconhecido em Portugal, pela estrutura social. O abandono das origens humildes pelo indivíduo e a transformação de precariedade económica em sucesso continua a ser percepcionado de forma dúbia e com algumas suspeições. Este reflexo enraizado na psique nacional não será totalmente descabido, uma vez que poderá estar relacionado com o desvirtuar dos tempos ou ciclos normais de crescimento económico ou sucesso. O calendário de riqueza ou produtividade relaciona-se muitas vezes com planos marginais de enriquecimento rápido. Esta noção encontrará sem dúvida a sua origem no passado histórico de Portugal. A própria invenção nacional dos descobrimentos e a abertura das rotas de comércio global validou a ideia de enriquecimento rápido não resultante de actividade económica convencional e directa. Destrói-se deste modo um dos pilares da economia, a ideia de valor intrínseco, que não se deve confundir com o conceito de valor de mercado, que tem uma natureza mais psicológica ou especulativa. Ou seja, um valor intrínseco agrega os elementos dinâmicos e objectivos de uma economia que transcendem as vicissitudes conjunturais. A criatividade, a inovação, o valor, a durabilidade, a utilidade, a produtividade e a humanidade dos bens criados (a forma como servem o Homem).
A economia, tal como vem sendo explicada, não obedece a nenhum critério de nacionalidade, o que representaria uma doutrina nacionalista e que implicaria distinguir países com maior vocação económica de outros com fraca atitude produtiva. Será possível, contudo, assumir uma ideia de denominação de origem económica, elencando os atributos económicos exclusivos que definem um país e que são passíveis de gerar riqueza. A expressão ‘valor intrínseco’ poderá significar ou representar a pedra angular que condiciona a definição do projecto nacional para uma economia de sucesso. O seu significado precede a ideia de actividade produtiva propriamente dita, para preencher a dimensão sociológica e cultural de um país.
O que poderá significar então? Uma abordagem tradicionalista ou cultural da ideia de valor intrínseco poderá relacionar-se com a identificação de elementos que uma sociedade reconhece enquanto intocáveis ou invioláveis. Referimo-nos a tradições ou práticas que integram a resenha definidora da nação. Trata-se de elementos icónicos sem os quais a nação deixa de existir na sua afirmação, e na sua distinção de outras nações. Esses elementos, consubstanciados em práticas ou matérias provêm do percurso existencial da nação, e são fruto de uma amálgama com várias proveniências. Convém no entanto ressalvar que nem todas as tradições ou práticas culturais serão passíveis de conversão em valor económico. Poderá acontecer até que determinados vincos culturais ou tradicionais sejam mesmo contraproducentes. Uma das tarefas consistirá em proceder à eleição dos vectores culturais ou tradições que poderão veicular força económica ou (re)inovação.
A referência a cultura deverá ser entendida enquanto a atitude perante o conhecimento, que molda um quadro mental flexível e disponível para exercícios de adaptação a novos desafios. Aproximamo-nos de um conceito de cultura que poderá estar mais ligado às práticas enraizadas no comportamento económico de um país, e nessa medida entendido como um elemento condicionador da actividade produtiva. Ou seja, uma definição de cultura que revela a capacidade para reinventar a própria abordagem ao conhecimento sob um prisma económico.
O valor intrínseco reconduz-se a cultura e ao que acabamos de descrever, na medida em que se sublinha um sentido de procura de valores maiores, que integra a alma humana e que condiciona comportamentos. A cultura invoca essa grandeza de realização e a economia deve extrair lições desse vector construtivo.
O valor intrínseco comporta na sua génese ou matéria uma condição de imunidade perante os diferentes níveis de percepção de que possa ser alvo – há valores que perduram para além da vontade humana. Em termos económicos ou de mercado (relacionado com a ideia de percepção), consubstancia-se no preço atribuído a determinado bem ou serviço, mas que não corresponde ao seu valor intrínseco. O valor intrínseco corresponde ao intangível, que não pode ser apropriado de todo ou apenas por unidades de medida usados no mercado.
Convém no entanto salvaguardar que considerarmos a dificuldade da mensurabilidade do valor intrínseco. Quais serão as medidas válidas para determinar o valor intrínseco? Poderemos aceitar matrizes de classificação distintas para reconhecer que o valor intrínseco transcende a racionalidade pura. Mas mais importante do que a determinação da medida, será a tomada de consciência da sua existência. O reconhecimento por parte de um país da disponibilidade de valores no seu espaço determinará a vitalidade na prossecução de um ideal de progresso e crescimento sustentado.
Esta interpretação da importância de valor intrínseco poderá espoletar na economia um processo de reavaliação das prioridades. Não estará Portugal sentado sobre um manancial de valores intrínsecos convertíveis em significado económico e expressão de mercado?
Esses valores intrínsecos que devemos procurar identificar, andam a par de outro conceito determinante para a geração de riqueza. A excelência. Poderemos entender este atributo como pré-condição para qualquer actividade humana. Ou seja, a ideia de que cada indivíduo poderá imprimir um grau de exigência elevado na realização de qualquer tarefa ou na concretização de algum projecto, mesmo que os outros não o reconheçam ou identifiquem. O valor intrínseco será neste sentido, resultante da excelência, e teremos assim pelo menos duas variantes. Por um lado a identificação de valores intrínsecos provenientes da procura de excelência no passado (histórica), e por outro lado uma visão prospectiva, que promove a ideia de excelência enquanto alicerce para a criação de valor.
A transformação da substância em valor intrínseco depende da validação efectuada por gerações sucessivas, que sustenta a sua continuidade pela contínua melhoria dos seus atributos e pela descoberta de novas aplicações ou mercados. Portugal disporá já de um cabaz de valores intrínsecos passíveis de serem revalidados por novas apetências ou mercados, e paralelamente torna-se urgente inventar novas valias que resistam a sucessivos ciclos económicos que se vão encurtando. A economia nesta acepção ‘valiosa’ floresce à custa da excelência que procura criar ou dar continuidade ao valor intrínseco. A replicação ou adopção de modelos de negócio ou económicos de outras paragens, serve numa visão de valor não intrínseco e negação da excepcionalidade. Se uma economia defende a ideia de valores próprios e uma identidade somos reconduzidos à ideia de valor intrínseco, consubstanciada no conceito de denominação de origem económica – valores intrínsecos com uma origem claramente identificada.
Um dos princípios básicos de geração de riqueza, e utilizando uma acepção transnacional ou global, relaciona-se com a possibilidade de deslocação dos vectores positivos ou negativos de uma economia. Um dos vectores que se pode observar será a emigração, que constitui um exemplo de como uma sociedade se movimenta em busca do epicentro do valor intrínseco, transferindo a possibilidade de geração de riqueza de uma paragem para outra ou de um país para outro. A imigração por seu turno corresponde a um fenómeno de atracção, e à percepção de que existe valor intrínseco no território de destino, e esse facto, presente no espírito humano constitui um factor produtivo positivo, pela forma como a expectativa humana pode ser convertida em capacidade produtiva.
Os atributos do valor intrínseco que procuramos identificar poderá conduzir-nos a alguns ícones do ‘espólio cultural nacional’ passíveis de conversão em produtos e marcas com relevo à dimensão global. Esta via de inversão da lógica inicial da globalização significa que cada país terá a possibilidade de reforçar a ‘fixação’ da produção autóctone, contrariando os fenómenos de deslocalização dos meios de produção.
As actividades artesanais em Portugal, entendidas enquanto valores intrínsecos que perduram no tempo, nunca mereceram a atenção económica devida. A adopção de modelos de desenvolvimento ‘modernos’ e do norte da Europa contribuiu para que as práticas tradicionais ou nativas tenham sido excluídas do grosso do projecto económico nacional. E as artes tradicionais que se extinguem representam soluções tecnológicas e inovadoras provenientes do passado, e que se poderiam projectar no futuro. Reflectir sobre a importância das actividades artesanais representa antes de mais um exercício de proximidade cultural, na medida em que as populações mantêm nestas artes uma relação emocional, cultural e de saber, o que não acontece com as novas tecnologias, que carecem de um sentido de enraizamento ou tradição.
O exercício mental que propomos consiste em repensar a base económica de um país a partir da sua matriz artesanal ou cultural. Esta abordagem representa uma tentativa de ‘reinvenção da roda’, ensaiando o reaproveitamento de elementos considerados pouco dinâmicos ou produtivos. Mais importante do que a eleição dos elementos que devem merecer esta forma de processamento, poderíamos utilizar símbolos intensamente enraizados na cultura local para tornar possível este exercício de reinvenção económica. Para a população em geral, parada no paradigma cultural local (independentemente do seu contacto com o mundo globalizado) a ligação com as práticas artesanais será mais fácil, em termos afectivos ou emocionais, do que estabelecimento da ligação com a ‘cultura neutra’ das novas tecnologias. Alguns exemplos de ‘neo-artesanato’ poderão servir para provocar brainstormings conducentes ao desenvolvimento de bens ou serviços com finalidade económica. Os computadores e a internet, no contexto da própria alteração da noção de tempo, começam a preencher muitos dos requisitos que os transformarão em objectos artesanais globais.
Um primeiro exercício simples, e que aqui se lança enquanto desafio, poderia consistir em enumerar os bens, artes ou actividades em vias de extinção e que constituem valores intrínsecos geradores de riqueza. Confirmamos a falta de imaginação dos empresários portugueses, que não integram no seu pensamento empreendedor a ideia de simplicidade económica, o que os levaria a procurar no sótão relíquias com potencial valor económico. A maioria das necessidades humanas já terá sido inventada, e a banalidade da vida oferece-nos a possibilidade de voltar a vender conceitos ou produtos básicos.
O conceito relacional entre o antigo e o moderno (enquanto metodologia para descobrir ‘novos’ bens ou serviços), poderia representar uma forma de novamente fazer render velhos ofícios ou artefactos.. Os produtos com valor intrínseco são embaixadores da economia, pela forma como condicionam a percepção que os outros têm de Portugal. Com tanta alusão à glória cultural de Portugal e ao seu passado grandioso, não assistimos ao aproveitamento de um processo contínuo de depuração económica, que se poderia traduzir no desenvolvimento de soluções para nichos de mercado. A concentração na ideia económica de ‘fora para dentro’ significa o descurar dos valores nascidos e criados localmente.
Os velhos mestres portugueses representam o último reduto para a preservação das artes tradicionais, uma vez que ‘escolas para aprendizes’ não são instituídas. A baixa pombalina desenha essa matriz económica das artes que se vão perdendo nos tempos modernos. Os correeiros que refinaram o modo de fabrico de arreios para o sector equestre, não receberam o apoio devido no sentido de fornecer os mercados internacionais. O próprio sector em Portugal, que alberga mais de trezentos e cinquenta criadores, deveria ser uma ‘indústria pesada’ a ter em conta. Se observarmos a economia alemã e o peso que a exportação de cavalos de desporto tem no seu PIB, poderemos repensar o ex-libris que representa o Puro-sangue Lusitano, já descoberto pelo mundo enquanto produto exclusivo e com vocação para a alta competição de dressage.
Mas a questão estrutural que se coloca diz respeito a um processo de auto-estima económico e cultural. As artes tradicionais encerram em si o conceito já avançado de valor intrínseco. Será que Portugal pode combater na arena económica internacional com países ou sectores económicos, em relação aos quais se observa um distanciamento tecnológico muito marcado? Será desejável embarcar num comboio que partiu há muito? Portugal poderia aproveitar a sua tendência para a ostentação para servir os mercados de produtos exclusivos, criando novas necessidades de luxo. O golfe, que tem sido promovido como o ouro negro do Algarve, não gerou um efeito de spill-over, para além da ocupação hoteleira, que significaria o desenvolvimento da indústria de acessórios com marcas fortes e produtos de qualidade. Sem pretender ser exaustivo em relação a diferentes áreas que possam merecer desenvolvimento, teremos de apontar muitos dos atributos de excelência que se manifestam em Portugal. Os portugueses reconhecidamente sabem trabalhar o ferro, a pedra, ou o vidro. Por que razão estas artes não foram convertidas em ‘universidades’ e produtos inovadores reconhecidos como marcas de excelência? Recorrentemente confirmamos o não reconhecimento das oportunidades prospectivas para estas artes fortemente enraizadas no cabaz nacional de valores culturais.
A procura de ramos, sectores ou indústrias deve começar pela identificação das artes perdidas ou em vias de extinção. A questão que se coloca equaciona-se da seguinte forma: de que modo Portugal poderá tornar-se competitivo à escala global? Que produtos ou actividades de excelência conseguirão impor-se no quadro de um mercado global cada vez mais normalizado? A resposta a esta questão relaciona-se em grande parte, não com uma ideia de produto ou actividade, mas porventura com os atributos do workforce português. Um dos atributos indiscutíveis do retrato económico nacional será sem dúvida, a grande capacidade de mobilidade dos trabalhadores portugueses.
Poderemos afirmar que os emigrantes portugueses representam o melhor ‘produto’ nacional alguma vez exportado. Os migrantes e emigrantes portugueses demonstraram grande garra no tocante à elevação do seu nível de vida. A riqueza gerada pelos portugueses no estrangeiro, acaba infelizmente por servir melhor as economias de acolhimento do que Portugal. Uma extensão do conceito de valor intrínseco diz respeito a esta dimensão humana por excelência, a capacidade que os portugueses têm para se deslocalizar. Essa experiência económica, nas suas causas e efeitos, deveria servir para a aprendizagem relacionada com a inversão do fenómeno. Ou seja, Portugal tornou-se também país de acolhimento da força de vontade humana, mas ainda não soube converter a expectativa humana, o talento e o know-how dos imigrantes em valor real para a sociedade e a economia nacionais. De um modo preliminar poderemos avançar, que o capital humano em Portugal ainda não mereceu o reconhecimento e o tratamento devidos.
Por seu turno, a chegada de sucessivas vagas de imigrantes traduz-se no contínuo refrescar da capacidade intelectual e material de uma sociedade. Não compreender essa realidade constitui um entrave ao fluxo de ideias entre os diferentes segmentos do tecido social, português ou não. Os obstáculos mentais e culturais à chegada de elementos que questionam os paradigmas dominantes, devem ser substituídos por espaços abertos de recepção e aproveitamento de talento e atributos intelectuais. A redefinição do conceito de zonas económicas especiais poderia significar um fenómeno de atracção e fixação de elementos potencialmente geradores de riqueza.
Vamos supor que certas regiões do território nacional sujeitas ao fenómeno de desertificação ou desemprego possam criar condições para relançar o seu desenvolvimento. Para além da criação de zonas de compensação fiscal e da reduzida taxação de empresas, um certo ambiente intelectual poderia servir para alicerçar investidores e fixar membros da ‘comunidade cerebral’ que partem à procura de novas paragens mais vantajosas em termos económicos, académicos ou sociais. A deslocalização das grandes multinacionais para países do leste europeu ou para o sudeste asiático, deixando Portugal de mãos a abanar, poderia servir para repensar as formas de atracção de vectores produtivos. Se a redução das cargas fiscais para as empresas que pretendam fixar residência em Portugal, representar o modo de eliminar o desemprego em determinadas regiões, então será sempre uma opção viável, uma vez que serão os trabalhadores a beneficiar com salários dignos, e esses rendimentos, estimulando o consumo privado e directo, significa a permanência no território de valores financeiros importantes.
Poder-se-ia desenvolver um conceito de on-shore através do qual se implementam processos de reequilíbrio estrutural, condição necessária ao crescimento sustentado. O Estado, enquanto beneficiário dos impostos e taxas das grandes multinacionais acaba por não devolver os meios financeiros aos trabalhadores que são duplamente contribuintes (pela oferta de mão-de-obra e pelo pagamento de impostos), negando deste modo a possibilidade aos trabalhadores de eventualmente se lançarem no domínio da livre iniciativa empresarial.
As empresas mais sólidas a nível mundial tiveram quase sempre uma origem modesta, familiar ou mesmo individual. A economia não representará uma entidade abstracta. Cabe a cada indivíduo reinterpretar o mundo que o rodeia e repensar o que significa a criação de valor. E a riqueza que se gera terá apenas um destino. A sua devolução à sociedade. Cada indivíduo, independentemente da sua função económica, do seu know-how ou grau de instrução, tem um papel importante a desenvolver na geração de riqueza. O denominador comum de qualquer processo da economia será sempre a procura de excelência. Faça a sua escolha. Produza excelência.
Nada nos deve surpreender a partir de agora. Entramos no domínio da ficção, digna de telenovela. Encontramo-nos na taberna com gerência assegurada pelo próprio. Já levamos com um cartão. Um vermelho directo. O Presidente da República, ao raetsah a bandeira assinalou um fora de jogo ao país inteiro, e de seguida escapuliu pela porta dos artistas. Pergunto: o que se segue? O que preparou para nos entreter, para nos distrair dos problemas do país? Será que o homem vai entrar na auto-estrada em sentido contrário? Será que vai enfiar a cabeça numa meia julgando tratar-se de uma carapuça? Ou será que vai à mercearia comprar bolachas Maria para a Maria e esquece-se do porta-moedas? Pois. São questões e perguntas que nos atordoam o juízo, que não nos deixam dormir descansados. O mago anda aí para nos pregar mais partidas...